Planos de Curso
Metodologia do Ensino Superior
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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
ESCOLA SUPERIOR DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO PIAUÍ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: DIREITO PÚBLICO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
PROFESSOR: EUDÓXIO SOARES LIMA VERDE
PLANO DE CURSO
I – APRESENTAÇÃO
O pressuposto básico que sustenta a proposta do plano de ensino da disciplina Metodologia do Ensino Superior é a crença de que apenas o conhecimento do assunto a ser ensinado não é suficiente, ou melhor, não confere automaticamente a competência para a sua transmissão.
Para viabilizar uma prática docente competente e politicamente responsável, é preciso buscar o conhecimento e a reflexão crítica sobre a realidade, suporte teórico e metodológico consistentes, que possam fundamentar e explicar esta mesma prática, partindo sempre do tipo de profissional que se deseja formar.
Considerando esses princípios é que se propõe os objetivos, ementário, conteúdos, metodologia e avaliação que serão desenvolvidos na disciplina, bem como uma bibliografia básica para estudo dos temas e aperfeiçoamento profissional.
II – EMENTA
As dimensões do processo ensino – aprendizagem; o professor de ensino superior: processos de formação e saberes pedagógicos; o processo de ensino aprendizagem no contexto das tendências pedagógicas brasileiras e o papel da Didática; organização do trabalho pedagógico no ensino superior: planejamento de ensino e seus elementos básicos ( objetivos, conteúdo, metodologia, recursos de ensino, avaliação.. ,)
III – OBJETIVOS
- Analisar os fundamentos da prática pedagógica, seus determinantes e suas implicações teóricas e práticas no processo de ensino aprendizagem;
- Discutir o processo de formação docente para atuar no ensino superior;
- Caracterizar o processo ensino-aprendizagem no contexto das diferentes tendências pedagógicas brasileiras;
- Analisar as contribuições da metodologia para o processo de reflexão, organização, execução e avaliação do trabalho pedagógico;
- Elaborar e executar planos de ensino para desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.
IV – CONTEÚDO
- Os fundamentos da prática pedagógica : fatores determinantes da prática pedagógica.
- O professor de ensino superior: requisitos técnicos e culturais
- O professor de ensino superior: características do bom professor; o perfil do professor do novo milênio
- As dimensões da competência do educador
- As tendências pedagógicas brasileiras: pedagogia liberal e pedagogia progressista
- A organização do trabalho docente
- Planejamento de ensino: princípios, funções, níveis, tipos e elementos constitutivos de um plano de ensino;
- A formulação dos objetivos educacionais;
- Seleção e organização dos conteúdos curriculares
- Estratégias de ensino;
- Avaliação do processo de ensino e da aprendizagem
- Elaboração de planos de ensino.
V – METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática de modo que propiciem a reflexão e a prática sobre a temática proposta, o investimento individual, no qual o aluno expressará o seu posicionamento na tentativa de construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais.
Assim, será necessário a leitura dos textos indicados, a valorização das atividades sugeridas, os encontros na sala de aula bem como a participação efetiva nas discussões.
VI – RECURSOS
Serão utilizados recursos didáticos variados como data show, filmes, quadro magnético, textos e livros.
VII – AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho nas atividades desenvolvidas na disciplina, considerará os seguintes critérios:
- Freqüência das aulas de 75% (setenta e cinco por cento)
- Assiduidade, pontualidade e responsabilidade nas atividades desenvolvidas;
- Participação nas discussões, postura profissional, auto-disciplina e relacionamento pessoal
- Qualidade dos trabalhos apresentados.
A avaliação somativa para efeito de atribuição de notas, será feita através de trabalhos individuais e em grupo, e será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete).
VIII - Bibliografia Básica
GARRIDO Pimenta, Maria Isabel de Almeida (Orgs). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores – São Paulo: Cortez, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3ª ed. São Paulo:Atlas, 1997.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003
IX - Bibliografia Complementar
MASSETO, Marcos (org). Docência na universidade. 2ª ed. Campinas:Papirus, 1998
MASSETO, Marcos (org). Reconceptualizando ensino e aprendizagem no ensino superior e suas conseqüências para o ambiente de aula. ENDIPE- Anais do II Encontro, Águas de Lindóia, 1998.
PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991.