Planos de Curso

Metodologia do Ensino Superior

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO PIAUÍ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: DIREITO PÚBLICO

DISCIPLINA:  METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

PROFESSOR: EUDÓXIO SOARES LIMA VERDE

 

PLANO DE CURSO

 

I – APRESENTAÇÃO

O pressuposto básico que sustenta a proposta do plano de ensino da disciplina Metodologia do Ensino Superior é a crença de que apenas o conhecimento do assunto a ser ensinado não é suficiente, ou melhor, não confere automaticamente a competência para a sua transmissão.

Para viabilizar uma prática docente competente e politicamente responsável, é preciso buscar o conhecimento e a reflexão crítica sobre a realidade, suporte teórico e metodológico consistentes, que possam fundamentar e explicar esta mesma prática, partindo sempre do tipo de profissional que se deseja formar.

Considerando esses princípios é que se propõe os objetivos, ementário, conteúdos, metodologia e avaliação que serão desenvolvidos na disciplina, bem como uma bibliografia básica para estudo dos temas e aperfeiçoamento profissional.

 

II – EMENTA

As dimensões do processo ensino – aprendizagem; o professor de ensino superior: processos de formação e saberes pedagógicos; o processo de ensino aprendizagem no contexto das tendências pedagógicas brasileiras e o papel da Didática;  organização do trabalho pedagógico no ensino superior: planejamento de ensino e seus elementos básicos ( objetivos, conteúdo, metodologia, recursos de ensino, avaliação.. ,)

 

III – OBJETIVOS

- Analisar os fundamentos da prática pedagógica, seus determinantes e suas implicações teóricas e práticas no processo de ensino aprendizagem;

- Discutir o processo de formação docente para atuar no  ensino  superior;

- Caracterizar o processo ensino-aprendizagem no contexto das diferentes tendências pedagógicas brasileiras;

- Analisar as contribuições da metodologia para o processo de reflexão,    organização, execução  e avaliação  do trabalho  pedagógico;

- Elaborar e executar planos de ensino para desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.

 

 

IV – CONTEÚDO

- Os fundamentos da prática pedagógica : fatores determinantes da prática pedagógica.

- O professor de ensino superior: requisitos técnicos e culturais

- O professor de ensino superior: características do bom professor; o perfil do professor do novo milênio

- As dimensões da competência do educador

- As tendências pedagógicas brasileiras: pedagogia liberal e pedagogia progressista

- A  organização do trabalho docente

- Planejamento de ensino: princípios, funções, níveis, tipos e elementos constitutivos de um plano de ensino;

- A formulação dos objetivos educacionais;

- Seleção e organização dos conteúdos curriculares

-  Estratégias de ensino;

- Avaliação do processo de ensino e da aprendizagem

- Elaboração de planos de ensino.

 

V – METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática de modo que propiciem a reflexão e a prática sobre a temática proposta, o investimento individual, no qual o aluno expressará o seu posicionamento na tentativa de construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais.

Assim, será necessário a leitura dos textos indicados, a valorização das atividades sugeridas, os encontros na sala de aula bem como a participação efetiva nas discussões.

 

VI – RECURSOS

Serão utilizados recursos didáticos variados como data show, filmes, quadro magnético, textos e livros.

 

VII – AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho nas atividades desenvolvidas na disciplina, considerará os seguintes critérios:

- Freqüência das aulas de 75%  (setenta e cinco por cento)

- Assiduidade, pontualidade e responsabilidade nas atividades desenvolvidas;

- Participação nas discussões, postura profissional, auto-disciplina  e relacionamento pessoal

- Qualidade dos trabalhos apresentados.

A avaliação somativa para efeito de atribuição de notas, será feita através de trabalhos individuais e em grupo, e será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete).

 

VIII - Bibliografia Básica

GARRIDO Pimenta, Maria Isabel de Almeida (Orgs). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores – São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3ª ed. São Paulo:Atlas, 1997.

MASSETO, Marcos Tarciso.  Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003

 

IX - Bibliografia Complementar

MASSETO, Marcos (org). Docência na universidade. 2ª ed. Campinas:Papirus, 1998

MASSETO, Marcos (org). Reconceptualizando ensino e aprendizagem no ensino superior e suas conseqüências para o ambiente de aula. ENDIPE- Anais do II Encontro, Águas de Lindóia, 1998.

PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991.






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