Notícias Teste Seletivo (05/10/2015 - 09:25)      

Teste Seletivo transcorre em clima de total tranquilidade

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães acompanhou na manhã deste domingo (04) da aplicação do Teste Seletivo para os cargos de Juiz Leigo e Conciliadores do Tribunal de Justiça do Piauí, que acontecia na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O certame foi realizado pela Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi). Na oportunidade, estiveram presentes também o diretor geral da Escola, desembargador Edvaldo Moura; o vice-diretor, Thiago Brandão e o representante da OAB-PI no concurso, Danilo Luz.

No total, 2.208 candidatos participaram do teste, entre estes, 617 concorrem ao cargo de juiz  leigo, e outros 1.591 para conciliador.

O teste seletivo é um pleito antigo da Ordem dos Advogados, que intensificou a cobrança junto ao TJ-PI pela realização do certame. “Este teste atende a uma demanda antiga da OAB-PI, considerando que a contratação destes profissionais visa inicialmente o fortalecimento dos Juizados Especiais do Piauí. Além disso, a realização do certame impulsiona a possibilidade da instalação de outros juizados, como nas cidades de Parnaíba, Uruçuí, São João do Piauí, Canto de Buriti, entre outros”, destacou o presidente, Willian Guimarães.

Para o diretor da ESMEPI, desembargador Edvaldo Moura, a contratação de novos profissionais impulsionará a resolução de conflitos no âmbito dos juizados especiais, e deverá aumentar a produtividade. “Espero que as provas selecionem os melhores candidatos e que após o teste de mediação, os Juizados Especiais retomem a sua caminhada e readquira a sua credibilidade e confiabilidade, apresentando os resultados que a sociedade espera, pois até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está empenhado em redescobrir os juizados especiais”.

Durante a aplicação das provas, que aconteceram dentro da normalidade, o presidente da OAB conversou com os candidatos, dentre outros assuntos, sobre o nível das questões e condições do certame. O gabarito das provas estará disponível na próxima terça-feira (06), e o resultado preliminar, após a fase de recursos, será divulgado no dia 14 de outubro. O resultado final, após a prova de títulos, estará disponível no dia 04 de novembro de 2015.


Imagens Relacionadas

Fonte: OAB-PI