Notícias COPEDEM (01/06/2010 - 18:46)      

Diretores de Escolas da Magistratura de todo o país reúnem-se em Teresina

Objetivando promover a integração das Escolas Judiciais de todo o país, discutindo o papel dessas instituições e suas atuações perante a iniciação, formação e aperfeiçoamento técnico e jurídico dos magistrados e servidores da Justiça estadual, aconteceu na noite deste domingo, 30/05, no Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí, a abertura da XXI edição do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - COPEDEM. A solenidade do evento foi aberta pelo Des. Edvaldo Pereira de Moura, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Piauí – ESMEPI, promotora do importante encontro.

Compuseram a mesa de honra o Diretor da Escola Paulista de Magistrados e Presidente do COPEDEM, Des. Antonio Rulli Júnior, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves; Diretor da Escola da Magistratura do Piauí; Des. Edvaldo Pereira de Moura; Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Des. Raimundo Nonato da Costa Alencar, Prefeito Municipal de Teresina, Elmano Ferrer; Diretor da Escola Nacional da Magistratura da AMB, Des. Eládio Lecey; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Piauí, Sigifroi Moreno Filho; Presidente em exercício da AMAPI, José Airton Medeiros de Sousa.

Representantes de todo o País prestigiaram o XXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, um total de 27 desembargadores e juízes, participaram da abertura dessa nova edição do COPEDEM, realizado em Teresina. O evento que se iniciou nesta noite, prossegue durante todo o dia de segunda-feira, 31, no Salão Barcelona do Metropolitan Hotel, discutindo o futuro da magistratura no Brasil.

Após a composição da mesa de honra, a Meste de Cerimônia pediu que todos ficassem de pé para ouvirem  a execução do Hino Nacional  apresentaçdo pelo Quinteto Violado de Teresina e, em seguida, o Coral "Vox Justitia" apresentou o Hino do Piauí.

As Escolas da Magistratura, são instituições de ensino superior que treina novos juízes e aperfeiçoa os que estão em pleno exercício da função. Esta foi a primeira vez que, por iniciativa do Des. Edvaldo Moura, o Piauí sediou o encontro do COPEDEM, que passa a ser um divisor de águas na história do ensino de magistrados no Estado.

Ao término da solenidade de abertura do XXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - COPEDEM, autoridades do mundo jurídico foram homenageadas com as Medalha "Des. Ernesto José Baptista" e a Medalha "Conselheiro Rodrigues".

De acordo com o anfitrião do evento, Des. Edvaldo Moura, o principal objetivo do encontro é colocar em pauta discussões que possam gerar melhorias no ensino, aperfeiçoamento e atualização de juízes do País. “A realização de um encontro deste porte em Teresina torna-se muito importante para os magistrados do nosso Estado, um reconhecimento extraordinário para a Escola da Magistratura do Piauí, que nos últimos meses implantou o curso de Vitaliciamento de Magistrados e que vem oferecendo cursos de atualização para juízes estaduais”, explica o Diretor da ESMEPI.

Para que se tenha uma dimensão da grandeza dos temas discutidos nessas reuniões, no último encontro do COPEDEM, realizado em Macapá, ficou estabelecido como foco principal os conflitos sociais e definição de novos paradigmas de administração do Judiciário brasileiro.

Para o Diretor da ESMEPI, “Encontros desta envergadura buscam a integração das escolas judiciais de todo o país, colocando em discussão o seu papel e suas atuações perante a iniciação, formação e o aprimoramento técnico e jurídico de magistrados e servidores da Justiça estadual”, disse Edvaldo Moura.

Até o final do evento, na próxima terça-feira, 01/06, os participantes irão debater os novos projetos e discutir as últimas resoluções da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM. Os diretores irão tratar de temas relativos ao direcionamento institucional e planejamento estratégico das escolas estaduais.
O COPEDEM, fundado em 22 de abril de 2005, é uma associação de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada pelos diretores de escolas estaduais do magistério, com sede e foro na cidade de São Paulo. Tem como objetivo primordial o intercâmbio entre as instituições estaduais.

Dinavan Fernandes Araújo 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJ/PI