Notícias Seminário (30/04/2011 - 19:43)
JUSTIÇA RESTAURATIVA: Uma nova perspectiva na resolução de conflitos judiciais
Vítimas e infratores são convocados para compreender o contexto gerador da infração - eis o mote para compreender a Justiça Restaurativa, uma nova perspectiva na resolução de conflitos judiciais, na qual as partes obtem acordo com rapidez, evitando acúmulos de processos e a consequente morosidade na prestação jurisdicional.
Essa concepção inovadora de Justiça, tendência nacional e internacional na instrumentação do Direito, é o tema do I Seminário Piauiense da Justiça Restaurativa, que acontece no próximo dia 06 (sexta-feira), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a partir das 08:00 horas.
O seminário é voltado a magistrados, servidores, membros do Ministério Público, Defensores Públicos, advogados e demais aplicadores do Direito interessados em ficar em dia com o que existe de mais atual e dinâmico em técnicas de resoluções de conflitos. O tema também atrai interesses de outras carreiras, a exemplo de Serviço Social e Psicologia.
Serão realizadas palestras com o juiz Leoberto Brancher, da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre e com a Dra. Vera Lúcia Deboni, Juíza de Direito do TJ/RS relatando a experiência do Núcleo de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre, na aplicação dos métodos da Justiça restaurativa.
O evento contará ainda com Mesa Redonda presidida pela Juíza Lisabete Marchetti do TJ/PI e que responde pela 2ª Vara Criminal de Teresina, onde está sendo implantado um núcleo de práticas restaurativas, com a participação dos juízes convidados e membros do Núcleo em nosso estado.
O Seminário é uma promoção da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí - ESMEPI e do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. As inscrições estão abertas somente pela internet, no endereço eletrônico http://www.esmepi.org.br/site/eventos/Inscricao/2